Clique nas imagens para ampliar
ARQUEAÇÃO DE TANQUES PARA CONTROLAR O VOLUME
Técnica é utilizada para medição de tanques dispostos em refinarias de petróleo ou outros
A arqueação de tanques também pode ser chamada de calibração de tanques e tem como objetivo estabelecer um controle volumétrico a partir da altura que o recipiente possui. Normalmente, tanques de combustível em refinarias de petróleo e distribuidoras são os que mais utilizam o método.
Após a confecção de uma medição segura e uma tabela de aferição, é possível comprovar a arqueação de tanques. Assim, cada estado é responsável por emitir um certificado para que o tanque possa ser utilizado no processo de armazenagem de um mix de produtos derivados de álcool e óleo. Eles só podem ser depositados no recipiente se o Certificado de Arqueamento foi concluído.
Para entender melhor o processo de arqueação de tanques vamos seguir com este exemplo hipotético: sabemos que um tanque não está ocupando toda sua capacidade total, quando sobra alguma parte sem líquido. Assim, se soubéssemos qual a altura da lâmina do líquido podíamos saber o volume presente no tanque.
A arqueação de tanques tem o propósito de regular esse composto, tendo uma tabela para comparar volume e altura. Alguns softwares próprios compilam as informações extraídas em um tanque qualquer e geram automaticamente a tabela que será essencial para o funcionamento de um sistema amplo. Essa tabela gerada, na maioria das vezes, tem validade de dez anos.
Os reservatórios para produtos a granel também passam por uma arqueação de tanques. Vários institutos pelo Brasil, dentre eles o Inmetro, são responsáveis por avaliar a capacidade do reservatório. É uma forma de controlar a entrada de produtos em cada região e não ter perdas, por alguma quebra no tanque.
Com a arqueação de tanques é possível assegurar a confiabilidade metrológica e o controle de estoques de empresas. Ainda, quando o produto passa por embarcações e fronteiras há uma facilidade de avaliar as medições fiscais. Com isso, algumas coisas como o diâmetro, a espessura e a altura do tanque são levados em consideração.
A empresa responsável pelo reservatório deve fornecer informações suficientes para que os técnicos responsáveis possam realizar o cálculo. A arqueação de tanques segue padrões e exigências internacionais, por pertencer a um nicho de produtos que circula diferentes países, levando artigos a granel ou tendo álcool ou óleo em sua composição.