Clique nas imagens para ampliar
CERTIFICADO DE ARQUEAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE TANQUES
Para usar o recipiente é preciso validar sua capacidade volumétrica
O certificado de arqueação tem o objetivo de apontar a capacidade volumétrica de diversos tanques, que são utilizados em embarcações para transportes a granel e de materiais com óleo e álcool em sua composição. No entanto, o produto que mais é distribuído com esse reservatório é o petróleo.
De uma embarcação, também, por exemplo, é realizada uma medição de seus valores adimensionais para, posteriormente calcular a arqueação, e obter o certificado de arqueação. O documento libera o uso do espaço ou recipiente para um determinado tipo de serviço ou transporte.
Os navios, por exemplo, são primeiro classificados por sua arqueação e, depois, são definidas as taxas no porto, pilotagem, entre outros. Segundo regra, portanto, é preciso que o certificado de arqueação seja disponibilizado pela Capitania dos Portos. Ali, estarão descritos a tonelagem bruta e líquida. Cada embarcação possui uma arqueação realizada em seu país.
Outro ponto que foi ressaltado e necessita de um certificado de arqueação são os tanques, utilizados nos navios. Ou seja: a embarcação tem seus valores apontados e tudo que será colocado nela, também. Normalmente, altura, diâmetro e espessura são levados em consideração.
O objetivo da arqueação é assegurar a confiabilidade metrológica, para transportar os recipientes com a maior segurança possível. Por isso, eles não podem circular pelos estados e portos marítimos sem o certificado de arqueação. Algumas empresas, ainda, auxiliam na assessoria para regulação do procedimento.
Em algumas vezes, em contrapartida, os empreendimentos enviam aos órgãos responsáveis os valores e eles fazem um orçamento do custo da tabela. Mesmo que possa ser feita de forma automática, a manual é uma opção. A qualquer momento, de forma rápida, é possível saber o volume do espaço utilizando uma trena de profundidade e a quantidade em litros indicada na tabela.
Após realizada a medição, todos valores são colocados em um software e o sistema gera, automaticamente, uma tabela de medição. É ela que comprova a assertividade do certificado de arqueação. Para a realização do serviço, o espaço precisa estar vazio, limpo e desgaseificado. Assim, a chance de os valores estarem corretos são maiores.
O documento tem caráter oficial e dura por dez anos, em média. No entanto, novos estudos devem ser feitos caso alguma intervenção gere mudança em alguma das medidas ou na arqueação do mesmo. Com a tabela do certificado de arqueação, por exemplo, é possível saber a todo momento quanto produto tem em um tanque ou em barco.