Clique nas imagens para ampliar
VANTAGENS DE EMPRESAS QUE REALIZAM TESTE DE ESTANQUEIDADE
Realizamos os testes de estanqueidade em:
- Postos;
- Tubulações de Gás;
- Requalificação de Tanque;
- Arqueação.
Contato com negócios responsáveis pela tarefa traz mais segurança ao teste
A estanqueidade avalia se um equipamento ou uma tubulação está livre de furos ou sem vazamento. A palavra é um neologismo da palavra estanque ou hermético. No Brasil, é obrigatório que medições sejam realizados por empresas que realizam teste de estanqueidade para avaliar se algum tipo de fluido (líquido ou gasoso) está sendo lançado no meio ambiente.
Um exemplo clássico é utilizar um pneu como modelo. Caso haja um pequeno furo nele, ele irá murchar, com o ar sendo retirado e perdendo sua funcionalidade. A mesma coisa ocorre com as tubulações que, quando contêm gás, pode ser muito mais perigoso. Por isso, empresas que realizam teste de estanqueidade devem ser contratadas. Elas seguem Normas Brasileiras de Regulamentação e da ABNT para realizar a tarefa.
Antes mesmo de realizar a mudança para uma nova residência ou até mesmo as construtoras antes da entrega final de um prédio precisam de empresas que realizam teste de estanqueidade. Elas asseguram a confirmação de que não há nenhum vazamento de gás ou água, por exemplo. Indústrias de produtos manufaturados e áreas do comércio fazem o teste para garantia maior de que tudo está estanque.
As empresas que realizam teste de estanqueidade apresentam diferentes possibilidades de realização do mesmo, dentre elas: teste de imersão, em que se injeta ar dentro de uma peça imersa em um líquido e verifica se ela solta bolsa de ar, e o teste de queda de pressão, injetando ar dentro da tubulação ou equipamento e medindo a pressão com transdutores de pressão para verificar se houve queda.
Quando esse furo é maior e mais visível, no entanto, para medir exatamente a quantidade vazada é possível que as empresas que realizam teste de estanqueidade utilizem medidores de vazão mássica ou volumétrica.
A inspeção periódica de, no máximo, um ano é recomendada para diferentes peças e equipamentos. Porém, caso algum vazamento seja observado é importante contatar empresas que realizam teste de estanqueidade. Elas são responsáveis por certificar que tudo está fluindo corretamente.
Outro fluido que tem o teste de estanqueidade muito utilizado é o combustível. Por estar presente em tanques subterrâneos para armazenamento para que não haja nenhum indício de vazamento é importante contratação de empresas que realizam teste de estanqueidade. Nesse caso, a segurança pode ser redobrada pois lidam-se com produtos inflamáveis e que tem contato com lençóis freáticos.