Clique nas imagens para ampliar
ENSAIO DE ESTANQUEIDADE PARA LOCALIZAR VAZAMENTOS
Técnica visa medir a quantidade de um elemento vazando, podendo ser líquido ou gasoso
O ensaio de estanqueidade é uma prática de inspeção que permite, em primeira instância, localizar o vazamento de um fluído, líquido ou gasoso. Além disso, o teste vista medir a quantidade de material vazando, tanto em sistemas que operam sob pressão positiva ou que atuam a vácuo.
Os vazamentos podem ocorrer em diversos instâncias como juntas soldadas, brasadas, coladas, válvulas, selos de vedação, conexões, entre outros.
Para instalações subterraneas de armazenamento de combustiveis o ensaio de estanqueidade deve ser realizado apenas por empresas devidamente certificadas pelo INMETRO. A portaria INMETRO 259:2008 regulamenta critérios complusorios a serem atendidoas pelas empresas que realizam os ensaios de estanqueidade em Postos de Combustiveios e demais empreendimentos que armazenam e distribuem derivados quimicos derivados de petroleo.
O s laudo de estanqueidade, proeniente do ensaio de estanqueidade só tem valor legal quando emitido por empresas certificadas pela Portaria Inetro 259:2008.
Em outras palavras, o ensaio de estanqueidade pode ser capaz de verificar a vedação pneumática de um componente. Esse controle, na maioria das vezes, requer um equipamento que possa auxiliar na comprovação. A seleção do teste adequado depende de alguns pontos, dentre eles: valor da taxa de vazamento admissível, parâmetro de segurança e ambiental, especificações do recipiente e condições de utilização.
Os pontos destacados podem auxiliar na verificação completa do ensaio de estanqueidade. No entanto, métodos diferentes são aplicados para cada tipo de elemento que pode ter algum vazamento. O teste por gás hélio, por exemplo, é diferente daquele por queda de pressão ou vazão volumétrica.
Em contrapartida, o ensaio de estanqueidade mais conhecido usualmente visa verificar o vazamento de gás em tubulações. É uma forma de evitar que acidentes ocorram e que o elemento, também, se perca durante o processo. Em alguns modelos, por exemplo, nem é detectado cheiro forte de gás e o teste já apontou problemas no encanamento. Assim, sérios acidentes podem ser evitados.
A validade da inspeção é de no máximo 12 meses, porém é preciso ter um cuidado periódico em locais que trabalham com elementos mais perigosos e inflamáveis. A questão do risco e uso são apontamentos responsáveis para modificar esse período.
O ensaio de estanqueidade tem o objetivo de avaliar se todas tubulações se encontram em acesso desobstruído e sinalizado, se as válvulas estão em funcionamento e se tubos e conexões não apresentam vazamentos. É um risco desnecessário de vida que nenhuma empresa deve correr.