Clique nas imagens para ampliar
DETALHES DO ENSAIO DE ESTANQUEIDADE EM TANQUES
Realização da medição avalia se não há vazamentos em tanques
O ensaio de estanqueidade em tanques tem como objetivo verificar e localizar o vazamento de algum fluido, líquido ou gasoso. Além disso, é possível medir a quantidade de material vazando, por meio de uma pressão positiva ou a vácuo. Combustíveis, que são armazenados em tanques, na maioria das vezes, são os principais compostos, esses precisam receber total atenção redobrada, em virtude da segurança depositada.
A finalidade principal do ensaio de estanqueidade em tanques é verificar qualquer falta de proteção contra a corrosão dos recipientes, derramamento, sobrecargas, perfurações e falhas no sistema de sucção ou respiro. Caso haja algum tipo de indício de vazamento é preciso entrar em contato com empresas especializadas na tarefa.
Com a presença de profissionais do mercado, como engenheiros, é possível avaliar a quantidade de pressão presente em um tanque. Essa verificação é essencial para o ensaio de estanqueidade em tanques. Normalmente, os tanques ficam dispostas em áreas subterrâneas e evitar uma atmosfera explosiva é essencial.
Os principais motivos para realização do ensaio de estanqueidade em tanques são: caso haja vazamento ocorre contaminação de lençol freático, perda de produto que pode diminuir a produtividade de um sistema ou causar prejuízos financeiros, risco de explosão, perigo ao meio ambiente e para evitar multas.
Com relação a isso, é imprescindível refazer o teste em, no máximo, um período de 12 meses. No entanto, caso alguma alteração seja observada é preciso realizá-lo novamente em menor tempo. Uma empresa contratada deverá realizar todas as etapas do processo para o ensaio de estanqueidade em tanques.
O procedimento do ensaio de estanqueidade em tanques envolve verificar todas as conexões como respiro, boca de entrada e saída de cada circuito. Depois, essas são bem vedadas e um gás é acrescentado no recipiente. Com um medidor é apontado se houve mudança de pressão no tanque. Isso que aponta que algo está errado.
Após o ensaio de estanqueidade em tanques é obtido um laudo que comprova a eficiência e segurança nas instalações do tanque. Com ele, um croqui do local e Anotação de Responsabilidade Técnica apresentada por um engenheiro, é adquirida. Qualquer sistema de armazenamento subterrâneo de combustíveis deve ser submetido a um teste de estanqueidade com estas observações.