Clique nas imagens para ampliar
DETALHES PARA OBTENÇÃO DE LAUDO DE ARQUEAÇÃO
Possuir a certificação é essencial para avaliar qualidade de tanques
O laudo de arqueação é um dispositivo que comprova a medição de todos espaços de um navio ou tanque, para poder ter certeza sobre a capacidade volumétrica do equipamento. Após a realização dessa medição é obtida uma tabela que relaciona altura x largura x profundidade, ou seja, todas as dimensões, para avaliar quanto volume pode ser depositado no recipiente.
Silos, tanques ou embarcações que recebem produtos a granel necessitam do laudo de arqueação. O dispositivo assegura confiabilidade metrológica, para conhecer o real potencial de um equipamento e controlar o estoque de uma empresa. Assim, é mais fácil calcular quantos sacos de determinado produto podem ser colocados em um tanque.
A norma ISO 7501-01 é o principal meio que confere precisão para variações da espessura, diâmetro e altura desse meio. Trenas e materiais devidamente calibrados são utilizados por empresas especializadas no desenvolvimento da tabela que confere o laudo de arqueação.
A melhor opção é escolher uma empresa de qualidade que possa apresentar um trabalho confiável e seguro. Todo país possui diferentes modelos de negócio, que utilizam mecanismos diferentes para obtenção do laudo de arqueação, que atua de forma nacional e, às vezes, internacional.
Os técnicos responsáveis pelo laudo de arqueação relacionam todos os valores obtidos na medição para, a partir dai, apresentar o orçamento de custo da tabela. A qualquer momento o cliente pode observar as dimensões apresentadas e ter a exata noção da quantidade transportada ou da possibilidade de deslocamento.
O laudo de arqueação tem caráter oficial válido por dez anos, quando esse processo atendeu a todas especificações de órgãos do governo de forma segura. No entanto, caso haja alguma intervenção no tanque, que possa alterar o volume, é preciso alertar técnicos responsáveis sobre o ocorrido.
Além de produtos a granel, no entanto, o laudo pode ser obtido para tanques que transportam combustíveis. Assim, é possível conhecer a quantidade de produto necessário para encher o recipiente, deixando respiros propositais.
Para manutenção corretiva ou preventiva é preciso ressaltar que o tanque deve estar limpo, vazio e desgaseificado. O laudo de arqueação terá mais precisão se essas proposições forem respeitadas. A Norma Brasileira Regulamentadora 14787 é a responsável por tratar sobre cuidados extras durante a utilização.