Clique nas imagens para ampliar
MEDIÇÃO PRECISA PARA LAUDO DE ARQUEAÇÃO DE TANQUES
Capacidade volumétrica é apontada com a certificação
A obtenção do laudo de arqueação de tanques é uma das obrigações para empreendimentos que trabalham com produtos a granel ou combustíveis. É essencial saber a capacidade metrológica de um dispositivo para, efetivamente, compreender a quantidade certa de produto a despejar no recipiente.
A metodologia de medição é baseada em uma técnica antiga que proporciona, após todo o procedimento, o laudo de arqueação de tanques. Esse laudo estabelece um controle volumétrico a partir das dimensões do recipiente. Ou seja: medições de altura, profundidade e largura são realizadas.
Se pegarmos um tanque e descobrirmos a altura que ele possui podemos calcular quantos litros cabem nele. O laudo de arqueação de tanques é finalizado com a efetivação de uma tabela que contém uma relação entre valores medidos e a possibilidade apresentada. Pode parecer uma tarefa simples, mas essa deve ser feita por profissionais competentes que irão avaliar corretamente cada alteração.
Normalmente, as empresas responsáveis pela medição e auxílio na obtenção do laudo de arqueação de tanques possuem software próprio que calcula os valores da tabela. Assim, a confiabilidade e segurança é muito maior. Essa tabela, junto a outros documentos, irá efetivamente proporcionar a certificação.
As medições têm como objetivo controlar a entrada e saída de produtos, além de apresentar mecanismos para controle de estoque de empresas. No entanto, o laudo de arqueação de tanques é uma exigência de Normas Regulamentadoras, dentre elas a 14787. A avaliação de técnicos sobre as dimensõe tem base na ISO 7501-1.
Ao solicitar a visita de um técnico para observação do potencial de um tanque é preciso fornecer as informações iniciais para o laudo de arqueação de tanques. Um orçamento da tabela é feito, dependendo da dificuldade e da quantidade de tanques, para que o cliente possa saber a qualquer momento mais dados sobre seus equipamentos.
Finalizado o processo e com a aquisição do laudo de arqueação de tanques é preciso estar atento à manutenção preventiva e corretiva. A primeira, evita que problemas ocorram e, a segunda, corrige possíveis falhas. O documento tem caráter oficial de dez anos, porém qualquer alteração deve ser constatada anteriormente e uma nova avaliação pode ser feita. Pequenas alterações em espessura, por exemplo, podem ser importantes para apontar uma mudança no volume. Durante o procedimento de arqueação, os tanques precisam estar vazios, limpos e desgaseificado.