Clique nas imagens para ampliar
LAUDO DE ESTANQUEIDADE PARA VALIDAR USO DE EQUIPAMENTOS
Documento comprova que não há vazamento no recipiente avaliado
O laudo de estanqueidade atesta, como o nome já diz, a estanqueidade de diversos elementos, sendo líquido ou gasoso. Ou seja: ele aponta que não há nenhum vazamento nos equipamentos ou na tubulação. Uma das normas reguladoras utilizadas para obtenção do parecer é a de número 13.
Com o laudo de estanqueidade é possível comprovar a segurança das instalações, bem como a qualidade de aparatos que possam causar: incêndios, sinistro de qualquer natureza ou danos ao meio ambiente. Nesse caso, no entanto, deve-se se verificar a metodologia específica para cada material. Assim, por exemplo, o gás hélio ou um método sob pressão são utilizados para obtenção do laudo de estanqueidade.
A validade do laudo de estanqueidade tem duração anual, sendo que, qualquer diferença na produtividade de uma máquina deve ser avaliada sob diversos aspectos e um deles pode ser o vazamento. Outros pontos que apresentam variáveis para o teste são: temperatura de trabalho, pressão, fluidos transportados e consequências para os trabalhadores com possíveis falhas.
Em geral, o equipamento de trabalho em qualquer empresa precisa ser mantido em boas condições para que o laudo de estanqueidade aponte dados relevantes e reais. Após a aferição de todos apontamentos, é expedido um documento com o relatório da inspeção, contendo: identificação dos sistemas de tubulação, tipo de inspeção realizada, parecer conclusivo, data do próximo teste e assinatura dos técnicas participantes.
Todas indicações mostram a qualidade do laudo de estanqueidade. Somente assim, é possível utilizar um produto sabendo que todos cuidados necessários foram realizados para que a vida dos trabalhadores e do meio ambiente fossem preservadas. Ainda, alguns empreendimentos são responsáveis por realizar essa medição.
Um exemplo clássico que pode explicar de forma breve a obtenção de um laudo de estanqueidade trata sobre o pneu de um carro. Se houver algum furo, o ar contido nele irá escapar, o pneu murcha e até pode se soltar da superfície, perdendo sua função. Assim acontece com as indústrias que possuem peças essenciais para o funcionamento de todo um processo contínuo.
O Brasil é um dos países que possui a fabricação de vários elementos que apontam os testes herméticos, por não apresentar vazamento nas estruturas. Outros exemplos de técnica empregada para o laudo são: por imersão, queda de pressão, vazão direta do ar e método diferencial.