Clique nas imagens para ampliar
ETAPAS E EQUIPAMENTOS PARA LAUDO DE ESTANQUEIDADE DE TANQUES E LINHAS DO SASC.
AVALIAÇÃO DA ESTANQUEIDADE NECESSITA POR EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS DE ALTA PRECISÃO
O laudo de estanqueidade de tanque é um documento que comprova que não há nenhum vazamento ou infiltração, constatando que o tanque não está corroído e o equipamento trabalha em sua melhor condição. O teste é efetuado a partir de um sistema eletrônico prático e eficiente que prioriza a segurança e qualidade do processo.
O Inmetro, atendendo a uma solicitação do CONAMA 273, por meio de uma portaria, é mais um regulador que comprova o laudo de estanqueidade de tanque. Além dele, as empresas que trabalham com a certificação têm responsabilidade sobre o procedimento realizado e com todos critérios de segurança pertinentes à atividade.o.
Tanques de combustíveis requerem cuidado redobrado. Isso porque, o produto é facilmente inflamado caso não esteja em condições seguras além dos riscos de contaminação do meio ambinete. Por isso, o laudo de estanqueidade recomenda-se a execução com periodicidade anual. No entanto, qualquer alteração deve ser contatada e um novo ensaio pode ser feito, , preventiva.
Os principais motivos para possuir o laudo de estanqueidade de tanque são: maior cuidado ambiental, diminuição do risco de explosões, menor chance de contaminação de lençol freático e diminuição de perda financeira e do produto. A questão de áreas subterrâneas foi destacada, pois a maioria dos tanques que recebem combustíveis ficam depositadas abaixo do solo, em postos de combustível, por exemplo. Por isso, saber toda a formação do solo pode ser essencial.
A TANKTEST Tecnologia Ambiental Ltda., empresa de Engenharia registrada ao CREA-SP sob n° 1713978 e certificada pela Portaria 259 INMETRO, vem através dessa apresentar no PROPOSTA para realização dos serviços em referência como segue:
ESCOPO DOS SERVIÇOS:
Teste de Estanqueidade em SASC dos seguintes componentes:
- Tanques de armazenamento de combustíveis;
- Linhas de sucção;
- Linhas de respiro;
- Linhas de retorno;
- Linhas de eliminadores de ar;
- Descarga direta;
- Descarga remota.
Os testes são realizados com a utilização de sistema eletrônico, conforme determinações da ABNT NBR 13.784, realizados em 3 etapas, sendo:
- Ensaio Volumétrico – “UNDERFILL”
- Na parte do tanque com produto.
- Ensaio Não-volumétrico
- “ULLAGE”
- Na parte do tanque sem produto.
- Teste de Linhas
O Ensaio Volumétrico é realizado em cada compartimento, com diagnóstico obtido através da sonda volumétrica EQUITEST LEAKTEST mod. 1000. Esta sonda intrinsicamente segura e de altíssima resolução é capaz de identificar e quantificar pequenos vazamentos ou infiltrações de até 100ml/hora com extrema confiabilidade.
O Ensaio Não-Volumétrico é realizado através da aplicação de pressão negativa (vácuo) de 70 a 100mmHg nos tanques e linhas acopladas. O diagnóstico é obtido pelo sistema eletrônico através do manovacuômetro digital modelo EQUITEST TKT04 que monitora e registra em gráficos variações com resolução de 0,001mmHg. São analisados os níveis de queda de pressão, considerando os limites máximos admissíveis da norma.
O Ensaio Não-Volumétrico ainda é complementado pelo sistema de áudio modelo EQUITEST AUDIOTEST-EX, capaz de ampliar a sensibilidade de detecção por entrada de ar ou liquido no sistema em teste.
O sistema EQUITEST gera registros eletrônicos, não editáveis, que são plotados em gráficos de todas as condições de execução do teste, evidenciando os resultados e diagnósticos realizados. Os equipamentos são certificados para uso em atmosfera explosiva “EX”, conforme as determinações da Portaria 179 do INMETRO.
Os Ensaios de Testes de Linha são realizados com aplicação de pressão positiva, através de nitrogênio. A tubulação é submetida à pressão de 15 psi durante o período mínimo de 30 minutos. A tubulação é considerada estanque quando não for observada perdas da pressão acima dos limites admissíveis na Norma em referência.
Os Laudos de Estanqueidade. são disponibilizados em um sistema WEB na nuvem (internet). Este Sistema, denominado WEBLAUDO, facilita e agiliza o acesso e a obtenção dos resultados dos ensaios.
O sistema WEBLAUDO disponibiliza ainda o acesso aos Certificados de Calibração dos equipamentos utilizados, facilitando ainda a rastreabilidade dos processos.