Clique nas imagens para ampliar
MONITORAMENTO DE TANQUES PARA PROTEÇÃO AMBIENTAL E DE SEGURANÇA
Para licenciamento de operação dos Postos de Combustíveis e demais empreendimentos que armazenam quimicos inflamaveis, dentre aos requisitos determinados pelos argãos ambientais exigi-se a instalação de sistema de verificação de vazamento e entre estes o monitoramento de tanques.
O sistema de monitoramento de tanques funciona com equipamentos próprios para manter um conjunto de qualidade e atuante. Os artigos que mais utilizam esse funcionamento são os tanques em postos de combustíveis, pois recebem elementos que podem causar danos ambientais, tanto a poluição do ar quanto de rios.
Os órgãos existentes em cada estado apresentam apontamentos diferentes para o monitoramento de tanques. Assim, alguns vão solicitar mais informações e cuidados e outros menos. Ainda, se o ambiente tiver córregos ou corpos d’água subterrâneos pode ter uma atenção maior. Isso porque, derivados do petróleo podem causar altos danos.
O sistema composto por uma série de dispositivos de monitoramento de tanques fornece em tempo real as informações sobre cada um dos reservatórios presentes em um posto de combustível, por exemplo. É ele que aponta quando algum erro pode vir a ser mais grave, tanto para o local quanto para a natureza em si. O produto pode ser personalizado para atender cada necessidade do cliente.
UM DOS MODELOS DE UTILIZAÇÃO
Os tanques são jateados e devem receber monitoramento constante, para apontar qualquer tipo de vazamento. Um monitoramento de tanques que pode ser utilizado é o intersticial. O espaço do mesmo nome é o que representa a parede interna e a externa, que permite avaliar a presença de líquidos, em um tanque de parede dupla, evidentemente.
Esse sistema de monitoramento de tanques, de forma simples, pode ser descrito com a presença de um tanque dentro de um outro. Entre eles, porém, existe um espaço onde água e líquido tem a capacidade de passar. Se o material do primeiro vazar para o segundo, ele será contido. Porém, já é acionado um alarme para informar o ocorrido. O espaço não passa de 1 milímetro e é ligado pelo tubo de monitoramento de tanques.
Alguns requisitos básicos do monitoramento de tanques, no caso apresentado, são: instalação de sensor ativando o alarme quando o espaço tiver líquido e um sensor ligado diretamente em uma central de controle. Essa central deve possuir um cuidado extra para evitar falhas, ser compatível com o produto armazenado e ter memória para arquivar procedimentos.
Por fim, vale ressaltar que, diversas empresas apresentam muitos modelos para cada ocasião. O importante é verificar se elas respondem às normas em cada legislação e se apresentam os compostos necessários para validação e monitoramento. Se a supervisão não é feita de forma correta, o conjunto inteiro fica comprometido.