Clique nas imagens para ampliar
REQUALIFICAÇÃO DE TANQUES PARA NOVAS FUNÇÕES
Inspecção para requalificação é essencial em reservatórios
A requalificação de tanques tem por objetivo inspecionar os reservatórios para que eles possam ser utilizados por outros artigos. Esse apontamento é primordial para que a qualidade do que está contido nele seja mantida e que o funcionamento ocorra sem vazamentos ou possíveis danos ambientais.
O último ponto é ressaltado atualmente, pois a pauta diária das discussões discorre sobre os recursos naturais e como mantê-los. Isso começa em cada estabelecimento e residência, não somente com grandes empresários. Minimizar os danos em águas subterrâneas ou no ar são possíveis a partir de um requalificação de tanques.
Alguns técnicos e empresas são responsáveis pela requalificação de tanques. São eles que avaliam se eles podem ser utilizados novamente. Eles seguem padrões e normas de órgãos do governo que cuidam do meio ambiente. Porém, cada estado possui uma regra diferente. Além disso, os laudos servem para apontar a adequação do equipamento para seu uso novamente.
É preciso, antes de mais nada, ter um roteiro que aponte o líquido que estava presente no tanque, por quanto tempo e em que quantidade. Posteriormente, é preciso saber o que irá novamente no reservatório para que a requalificação de tanques tenha sucesso. Normalmente, esses tanques que podem ser reutilizados recebem combustível internamente.
Alguns pontos que são levados em consideração na requalificação de tanques são: segurança operacional, riscos ao meio ambiente e detecção de vazamentos. Aplicando normas nacionais é mais fácil minimizar quaisquer danos, pois há um padrão a ser seguido. Os laudos são entregues e devem ficar dispostos junto às notificações existentes e extras, como por exemplo a estanqueidade.
Para quem não sabe, a palavra requalificar pode ser trocada por função, isso quer dizer que, se estamos requalificando um produto, ele está sendo reposicionado para outra função. É assim que acontece na requalificação de tanques, pois eles recebem um novo produto e podem ser reutilizados da melhor forma possível.
As tubulações, portanto, precisam ser monitoradas por meio de um complexo com alarmes, máquinas e sistemas. Eles, junto com a requalificação de tanques são elementos importantes para comprovar a qualidade e o funcionamento de um estabelecimento. Somente assim, os empreendimentos possuem laudos comprobatórios reais e de qualidade. Quando alguma fiscalização estiver presente no local é somente necessário apresentar os documentos de funcionamento. É preciso, ainda, que a manutenção seja constante e que a certificação seja feita novamente, dependendo do tempo apresentado em cada empresa.