Clique nas imagens para ampliar
EVITANDO VAZAMENTOS COM TESTE DE ESTANQUEIDADE DE GÁS
Estudo é essencial para que nenhuma tubulação sofra adversidades com seus produtos
O teste de estanqueidade gás é uma técnica utilizada para investigar as condições de uma rede gás que está em uma residência ou empreendimento. Esse processo visa detectar possíveis vazamentos, que podem ser de dentro para fora ou de fora para dentro.
O procedimento básico para realizar o teste de estanqueidade gás, em geral, é assim: todos os cabos são desconectados da rede de gás, fecha-se uma das extremidades com tampão, após, coloca-se um aparelho de teste com manômetro de precisão. Em seguida, um compressor injeta uma quantidade de ar comprimido ou gás sob determinada pressão.
Para que o teste de estanqueidade gás seja positivo, esse fluido precisa ficar dentro da tubulação, em sua totalidade. O manômetro que avalia esse valor, pois ele que aponta a mudança de pressão interna. Ou seja: ele avisa se o gás estará escapamento por alguma parte do recipiente. A duração mínima do teste é de 30 minutos.
Ao passo que as discussões se preocupam cada vez mais com sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente é preciso que o teste de estanqueidade gás seja um rastro a ser realizado em empresas que trabalham com gás em seu interior. Isso porque, se ele não for administrado de forma correta pode gerar poluição e até causar danos maiores, por ser um elemento inflamável.
Os Laudos de Estanqueidade proveniente do teste de estanqueidade gás são exigidas para aprovações de AVCB junto ao Corpo de Bombeiros.
O teste de estanqueidade gás deve ser feito também, em prédios em construção ou já existentes. No entanto, as técnicas utilizadas são diferentes. Para validar esse teste, é preciso que um engenheiro ou técnico apresente um laudo e um certificado para apresentar, caso haja alguma inspecção de órgãos competentes. Assim, é possível comprovar essa aferição.
O teste de estanqueidade gás, também, é muito indicado para quem comprou um imóvel e quer se certificar que não há nenhum vazamento, e para arquitetos ou engenheiros para comprovar se não há vazamentos na tubulação de água fria ou quente, antes de colocar piso ou finalizar alguma parede.
No entanto, depois que o teste é comprovado, é preciso ficar atento a mudanças. Por exemplo, se um cheiro de gás surgir no apartamento é necessário chamar um técnico para averiguar o funcionamento da tubulação. Além disso, é preciso realizar novamente, conforme o tempo estabelecido em cada estado sob normas vigentes, o teste de estanqueidade gás. Algumas empresas recomendam que o procedimento seja elaborado a cada cinco anos. O essencial, é contatar especialistas que tenham conhecimento específico para poder resolver os vazamentos.