Clique nas imagens para ampliar
TESTE DE ESTANQUEIDADE EM TUBULAÇÕES VALIDAM FUNCIONAMENTO
Realizamos os testes de estanqueidade em:
- Postos;
- Tubulações de Gás;
- Requalificação de Tanque;
- Arqueação.
Estudo comprova que não há nenhum vazamento no sistema
O teste de estanqueidade em tubulações são essenciais para comprovar que não nenhum vazamento em encanamentos e válvulas. Os métodos, normalmente, para validar o funcionamento de uma fábrica, necessitam de um certificado adequado. Técnicos e diversas empresas realizam essa assessoria para o estudo e validação.
Ao apontar algum vazamento no teste de estanqueidade em tubulações é preciso ver qual a quantidade desse vazamento. Se ele for muito grande é preciso realizar medidas maiores na modificações das válvulas e sistemas. No entanto, caso seja pequeno é possível realizar pequenos reparos mais facilmente. O teste, ainda, pode verificar algum tipo de anomalia no funcionamento.
A concessionária de gás não libera o funcionamento caso não haja um certificado comprando o teste de estanqueidade em tubulações. Além das habituais inspeções, algumas medidas podem ser tomadas de forma visual ou percebida pelo olfato. Ou seja: se algum colaborador observar um odor diferente ou funcionamento abaixo do normal das máquinas é preciso verificar a questão de vazamento.
Existem vários métodos para realizar o teste de estanqueidade em tubulações. Cada um é mais adequado para cada tipo de negócio ou utilização da composição dos tubos. Alguns métodos mais comuns são: detecção por queda de pressão simples, detecção por pressão diferencial, detecção por fluxo de massa e detecção por variação do volume de líquido.
Os nomes acima já demonstram a pluralidade de observações que podem ser feitas para realizar o teste de estanqueidade em tubulações. Assim, as pressões, volumes e variação dos gases e líquidos são apontadas por diferentes análises.
CUIDADOS COM VAZAMENTOS
Os vazamentos podem gerar consequências muito grandes. Um dos apontamentos que pode indicar saídas seguras para o cuidado é o teste de estanqueidade em tubulações. O teste mostra uma avaliação da integridade das tubulações de gás canalizado. De forma preventiva e corretiva, essa análise é o primeiro passo para evitar danos gerais.
O teste de estanqueidade em tubulações é um item de vistoria primordial e obrigatória, tanto para os negócios funcionarem quanto para a liberação dos mesmos por órgãos responsáveis pela aprovação. É um passo importante para controle de qualidade e o quanto antes ele for detectado será mais fácil remediar e causar o menor dano possível. Localizar o vazamento e apontar qual a vazão despejada, para fora ou para dentro, é o ponto primordial para conseguir fornecer um direcionamento seguro para a tubulação.