Clique nas imagens para ampliar
O TESTE HIDROSTÁTICO EM TUBULAÇÃO DE GÁS TRÁS DIVERSAS VANTAGEM
O objetivo do teste é verificar vazamentos ou defeito de fabricação
O teste hidrostático em tubulação de gás irá medir a força e a integridade das tubulações de gás que seguram os fluidos como líquidos ou gás. O teste hidrostático em tubulação de gás confirma que os recipientes não possuem qualquer vazamento e estão completamente seguros para operar em sua máxima potência. Ele verifica a pressão em locais como cilindros, válvulas e caldeiras.
Normalmente no teste hidrostático em tubulação de gás, o recipiente é colocado em uma câmara de aço com água sob pressão normal. Após isso, o líquido sob pressão é bombeado com máxima potência para ser testado. A tubulação irá expandir-se e a água irá ser jogada para fora, depois, contrair-se e a água volta para dentro da câmara.
A quantidade de líquido que faz esse processo é determinante para testar o recipiente. O teste hidrostático em tubulação de gás é essencial para as empresas especializadas que precisam avaliar como está o dispositivo que irá receber pressão e não irá passar por falhas.
A técnica do teste hidrostático em tubulação de gás busca estancar as conexões para que não tenha risco de vazamento e corrosão. Ainda, uma das vantagens dessa técnica é saber comprovar o quão íntegro estão as conexões e as tubulações fazendo com que a conexão receba a pressão necessária e continue intacta.
Para a realização do teste hidrostático em tubulação de gás é preciso atenção, porque é primordial que a empresa contratada tenha os equipamentos e os técnicos competentes que respeitem normas, como a NR 13, que regulamenta período de testes e inspeção. O teste de estanqueidade é feito com pressão e sem água em tubulações e o teste hidrostático é trabalhado com a pressão de água nos tubos para verificar vazamentos.
Outra alternativa importante para o teste hidrostático em tubulação de gás é a inserção de nitrogênio em vez de água. Esse caso acaba acontecendo principalmente em situações que o vazamento é imperceptível pelo sensor acústico por conta de ser muito pequeno. Com o nitrogênio, ele força a passagem pelo furo e gera um ruído que conseguirá ser detectado pelo sensor de força mais rápida e precisa.