Clique nas imagens para ampliar
VANTAGENS DO TESTE HIDROSTÁTICO EM TUBULAÇÕES
Verificação dos componentes de um sistema ocorre com o uso de um líquido pressurizado
O teste hidrostático em tubulações é um método amplamente utilizado para verificar a pressão de fluidos, como cilindros, caldeiras, válvulas e diferentes encanamentos. O objetivo principal é verificar se não há vazamentos ou algum defeito de fabricação.
Bombas de pressão para o teste hidrostático em tubulações e equipamentos extras para a realização do procedimento são usados. Por isso, é essencial contratar empresas especializadas com profissionais qualificados para avaliar com precisão o dispositivo. Somente assim, confiança, segurança e credibilidade estão asseguradas.
No caso do teste hidrostático em tubulações, elas devem ser localizadas visualmente e no projeto para ter suas características detalhadas. A técnica consiste em selar bem todas as conexões e acrescentar um líquido incompressível, normalmente água ou óleo. Após isso, a tubulação é submetida a uma pressão interna para verificar o comportamento frente ao produto adicionado.
Essa pressão no teste hidrostático em tubulações faz com que o tubo seja expandido, até um valor, informado anteriormente, que ele possa continuar funcionando normalmente. A inspeção física e visual avalia se, após terminado o teste, os tubos não sofreram nenhuma alteração em suas características. Alguma distorção anormal, falhas ou rachaduras encontradas podem mostrar que o dispositivo não suporta a pressão máxima pela qual está conhecido.
Uma das vantagens encontradas é que o teste hidrostático em tubulações é uma das técnicas mais eficazes para comprovar e verificar se não há nenhum vazamento em determinado local. No momento do ensaio, é possível saber exatamente quão íntegro estão as conexões e tubos. Sua potência e a resistência frente às adversidades de pressão são outras observações ressaltadas.
Para realizar o teste hidrostático em tubulações é primordial contratar empresas que possuam equipamentos e técnicos competentes. A análise é de importância ímpar, no entanto, caso não seja escolhida uma empresa séria e comprometida, ela pode ser comprometida. Vários segmentos da indústria e até residências utilizam o método para avaliar sua tubulação.
O teste hidrostático em tubulações pode verificar falhas existentes no material, corrosão sob tensão, propriedades mecânicas das conexões e localizar possíveis pontos de furo, caso seja aplicada alta quantidade de determinado produto. Para verificar a resistência e vazamentos de determinado equipamento é uma das opções no mercado, seguindo a norma NR 13, que regulamenta período de testes e inspeção.